• Conceito teórico dos jogos
  • Motivação primaria dos jogadores
  • Classificação dos jogos
  • Jogos competitivos
  • Jogos cooperativos
  • Atividades de socialização
  • Jogos teatrais
  • Atividades recreativas
  • Atividades praticas
  • Jogos e brincadeiras da cultura popular brasileira
  • Técnicas de animação e condução de grupos

Descrição do Curso: Conhecer a Matemática como criação humana, desenvolvida para dar respostas às necessidades e preocupações de diferentes culturas em diferentes momentos históricos, tendo em vista o desenvolvimento de ações que visem a resolução de problemas, contribuindo na formação da Cidadania Plena.
Carga-horária: 20 horas 
Metodologia: com tutoria à distância
Público-alvo: Inscritos no Curso Monitor de Atividades de Lazer.
Requisitos: Ensino fundamental.

Conteúdos

Unidade I: Porcentagem

- Conceitos e Representações
- Como calcular porcentagem?
- Resolvendo problemas

Unidade II: Teoria dos Conjuntos

- A linguagem de conjuntos
- Operações entre conjuntos
- Número de elementos de um conjunto
- Resolvendo problemas

Unidade III: Princípio Fundamental da Contagem

- Conceitos
- Árvore das possibilidades
- Princípio Multiplicativo
- Resolvendo problemas

Unidade IV: Noções de Probabilidade

- Fenômenos aleatórios
- Espaço amostral e Evento
- Cálculo da probabilidade
- Resolvendo problemas

Instituição: IFAM - Instituto Federal do Amazonas - Campus Avançado Manacapuru.
Idioma: Português.

Unidade I - Noções de cidadania e mundo do trabalho
Trabalho e cidadania
Noções de Organização
Administração
Planejamento
Organização
Direção
Controle
Unidade II - O Mercado do lazer
Instituições de lazer
Meios de hospedagem
Empresas de eventos
Espaços públicos
Terceiro Setor

Conteúdo programático
Aula 1: Apresentação do curso, da disciplina, do professor e plano de ensino.

Unidade I: O lazer
Aula 2: Definições de Lazer.
Aula 3: Compreendendo o lazer a partir das definições de tempo e atitude/estado de espirito, Atividade.

Unidade II: O Conjunto Lazer
Aula 4: Recreação
Aula 5: Entretenimento
Aula 6: Jogo
Aula 7: Diferenças entre jogos e brincadeiras
Aula 8: Lúdico
Aula 9: Atividade

Unidade III: O lazer presente na legislação brasileira
Aula 10: Declaração universal dos direitos humanos, Pacto Internacional sobre Direitos econômicos, sociais e culturais, CLT.
Aula 11: Constituição Federal de 1988, Estatuto da criança, do adolescente e do idoso, Estatuto das Pessoas com Deficiência. Atividade.

Unidade IV: O profissional do Lazer
Aula 12: O perfil do profissional do lazer
Aula 13: Características do profissional do lazer
Aula 14: Atividade
Aula 15: Postura
Aula 16: Competências do profissional de lazer
Aula 17: Atitudes e habilidades do profissional de lazer
Aula 18: Comunicação do profissional de lazer
Aula 19: Ética do profissional de lazer
Aula 20: Atividade

Unidade V: Características de cada faixa etária em relação ao lazer
Aula 21: As fases do desenvolvimento humano
Aula 22: Infância sensório motor ou lactante
Aula 23: Infância pré operatório ou 1ª infância
Aula 24: Infância operatório ou 2ª infância
Aula 25: Infância operatório formal ou adolescência
Aula 26: Jovem adulto
Aula 27: Idade adulta
Aula 28: Terceira idade
Aula 29: Atividades de socialização
Aula 30: Avaliação Final
Descrição do Curso: o curso de Língua Portuguesa tem como linhas gerais o papel de contribuir com a prática da leitura e escrita, desenvolvendo a capacidade de formação do pensamento crítico dos alunos em sua atuação profissional. Imagine um mundo no qual ninguém conseguisse se aprofundar nos conhecimentos linguísticos ou nem mesmo se comunicar através da fala. É justamente nessa área, voltada à formação e o ensino, que vamos trabalhar.
Carga Horária: 20 horas
Metodologia: Tutoria
Público -Alvo: Inscritos no curso "Monitor de Atividade de Lazer".
Requisitos: Ensino Fundamental.
Conteúdo Programático:
Aula 01 - Texto e contexto (Cena Enunciativa);
Aula 02 - Conhecimentos / Competências necessárias à prática de leitura e da escrita;
Aula 03 - Fatores de textualidade: coesão e coerência;
Aula 04 - Gêneros textuais / discursivos de diversas esferas da atividade de comunicação.
Instituição Ofertante: Instituto Federal do Amazonas - Campus Manacapuru
Nível: Básico

Descrição do Curso: o curso de INFORMÁTICA tem como objetivo de integrar os alunos nos mecanismos de operação de computador, utilização e conhecimentos de Hardware e Software, bem como de ferramentas para o auxílio de edição de texto, apresentação e planilha eletrônica. Abordagem sobre Internet e Sistemas Operacionais, visto que são conhecimentos necessários para a imersão ao meio da tecnologia
Carga-horária:20 horas
Metodologia: com tutoria
Público-alvo: Inscritos no Curso Monitor de Atividade e Lazer.
Requisitos: Ensino fundamental.
Conteúdo:
1 - Hardware e Software
2 - Sistemas Operacionais
3 - Gerenciamento de Pastas e Arquivos
4 - Painel de Controle
5 - Impressão
6 - Internet
7 - Edição de Texto
8 - Planilha Eletrônica
9 - Apresentação Eletrônica

Instituição: IFAM - Instituto Federal do Amazonas - Campus Avançado Manacapuru.
Área: Tecnologia.
Nível: Básico.
Idioma: Português.